Destino por Ally Condie

Este livro foi enviado como cortesia para resenha.
ISBN: 9788560280810
Editora: Suma de Letras
Ano de Lançamento: 2011
Páginas: 242
Onde comprar*:

Destino foi um daqueles livros que eu não sabia se queria ou não ler logo. Quando soube dele pelas resenhas na blogosfera internacional, me encantei pela capa, mas não cheguei a ter interesse em saber algo mais. Lembro que na época nem a sinopse eu tinha lido. Era o típico livro que você fica com a pulga atrás da orelha porque muitos estão falando bem, mas mesmo assim não dá a importância necessária.

Quando eu soube da publicação no Brasil pela editora Suma de Letras, ainda assim não dei tanta atenção. Determinei que a leitura seria certa, mas não nesse momento. Para minha surpresa surge a oportunidade de ler uma prova do livro antes do seu lançamento. Li a sinopse e tudo que poderia saber sobre a história e resolvi embarcar nessa. Afinal seria uma oportunidade para também ajudar quem quer comprar o livro – e leva em consideração a minha opinião -, mas que ainda não tem certeza se deveria ou não.

É notável a quantidade de lançamentos de livros sobre o que acontecerá no futuro. A maioria trazendo uma sociedade quase ditadora, com regras duras, que são aceitáveis porque a população é convencida de que isso é o melhor para a sobrevivência e fazendo com que o exemplo do passado seja algo totalmente negativo.

Não pude parar de pensar no livro “Feios” do autor Scott Westerfeld enquanto lia Destino. Há várias coincidências, não de uma forma que seja cópia, mas uma forma de pensar e de coordenar a população. Um pensamento em comum contado de formas diferentes e com histórias diferentes.

Ally cria uma sociedade no futuro em que quase tudo é decidido pela sociedade. Acredito que a única coisa que não seja decidido pelos Funcionários seja a rebelião, ou eu posso estar errada e isso também esteja nos planos deles. Tudo é guiado por estatísticas e probabilidades, tudo para aparentemente se viver a melhor vida. O casamento, a profissão, a morte…Tudo é decidido por eles.

Narrado em primeira pessoa por Cassia, uma garota que aparentemente segue todas as regras “impostas” pela sociedade, até acontecer um erro e fazê-la questionar as verdades dos Funcionários. Após seu Banquete do Par em que é anunciado quem será seu par (marido) para o resto da vida, ela recebe um cartão com todas as informações sobre ele. Ao conferir o cartão algo estranho acontece, porque além da foto do seu par anunciado no Banquete, a tela se apaga e mostra por um instante a foto de outro rapaz. Um erro rápido, mas um erro, algo está errado e ela tentará descobrir o que é.

Diferente dos livros similares em que o romance não é um dos assuntos principais, o foco de Destino é o romance. Certamente porque o erro envolvendo as regras dos Funcionários, e o motivo para toda a história tenha se baseado na escolha do par de Cassia.

Eu fiquei um pouco decepcionada com esse romance. Aconteceu de uma forma boba, eu pensava que a relação com Xander seria mais presente no livro, mas acontece que ele quase não aparece. É dada muito mais importância para o Ky e a montanha. Hahahah Certo, ignorem a montanha. Tudo bem que o Ky é a chave para que os outros livros aconteçam, mas poderia ser mais equilibrado ou vai ver que eu que não suporto todo esse melodrama (ou o Ky, to achando que sou #teamXander nesse primeiro livro).

Falando em Ky ser a chave para os próximos livros, já prevejo um segundo livro baseado no drama. Tudo pelo final de Destino.

O livro em si é muito bom. Dá outra margem para pensarmos no futuro. Mas acredito que não teve um clímax legal, ou algo que me prendesse de fato. A leitura corre perfeitamente o que facilitou o fato de nada me prender e me fazer curtir bastante o livro.

Fica aí a fica para um lançamento de Abril!

* Os links de compra deste post renderão ao blog uma comissão em caso de venda realizada.

43 Comentários para “ Destino por Ally Condie ” | Deixe um comentário »

  • mar 09, 2011 @ 20:26

    Achei legal, esses livros com o tema ‘sociedade distópica’ parecem que são os anjos e s vampiros da vez.

    [Responder]

  • Monique Melo
    mar 09, 2011 @ 20:27

    Nossa, acho que é a primeira resenha que me passa algo de negativo deste livro. Ainda quero lê-lo, pois me parece diferente das leituras que ando tendo. Mas já vou preparada para o romance não me agradar. Beijos

    [Responder]

  • mar 09, 2011 @ 20:33

    Como para você,para mim este livro não me chama muito a atenção,mas talvez eu de uma chance!!!!!

    [Responder]

  • Suelen Sena
    mar 09, 2011 @ 20:39

    AMEI a resenha Pâm!!!
    A maioria do pessoal que tá lendo Destino, Matched, fala quase a mesma coisa.é um livro legal, + tem algo faltando pra ser ö livro”!
    Quando eu lançar compro pra ver minha opiniao.Se bem que só a capa já compensa…hahahah..LINDA!
    Bjs

    [Responder]

  • mar 09, 2011 @ 21:12

    Eu quero muito ler o livro. Quando o conheci, achei que seria uma história sobrenatural, no entanto, à medida que li mais sobre a obra de Ally Condie, fiquei mais antenado e desejando mergulhar em suas páginas.

    [Responder]

  • mar 09, 2011 @ 21:29

    Três livros pra mim que são praticamente iguais pelo menos no que diz respeito a enredo: A Hospedeira, Feios e Destino. Espero que o assunto não comece a ficar batido como vampiros e anjos, mas tem potencial e sempre tem umas boas criticas à sociedade. ^^ Quero muito! *-*

    [Responder]

    Pâm Gonçalves respondeu:

    A Hospedeira acho que não tem tanto a ver, nesse caso eu adicionaria Jogos Vorazes.
    Temos sorte que livros com um assunto em comum, estejam tomando linhas de história diferentes. Quando começar a ficar repetitivo ficará chato.

    [Responder]

  • Juh
    mar 09, 2011 @ 23:08

    Estou com tantas expectativas nesse livro, espero não me decepcionar!
    Adorei a resenha Pâm
    beijoos
    Livros e blablablá

    [Responder]

  • mar 10, 2011 @ 00:55

    Esse livro tem duas coisas que NÃO me atraem.

    1- se passa no futuro o.O
    2- O principal não é o ‘amigo’! kkkk só pela sinopse, já torço pelo Xander xD

    (não seria bonitinho ela passar por tooooooda a saga de livros para descobrir no final que o amor dela era o que tinham planejado ? Eu acho que seria) ^^

    Resumindo: Leria esse livro, apesar do pé atrás com o mocinho Ky ¬¬

    [Responder]

    Pâm Gonçalves respondeu:

    Eu torço pra que isso aconteça, sério! Não fui com a cara do Ky hahahah

    [Responder]

  • Taisa
    mar 10, 2011 @ 01:55

    Olha eu não to tao animada pra ler esse livro, mas vou ler com ctza, nem que seja por curiosidade!
    Eu adoro um romance no plano de fundo, mas um romance ROMANCE mesmo, mais pegada sabe? E em Feios e Perfeitos achei que podia ter mais disso,na minha opinião o autor podia ter explorado mais, e pelo jeito Destino entao segue a mesma linha de romance morno quase gelado…hahahaha
    Adorei sua resenha, é bom qdo a pessoa não fala só das coisas positivas, dai qdo agte le o livro não se sente um ET…hahahahah
    Bju.
    =]

    [Responder]

  • mar 10, 2011 @ 07:52

    Eu estou muito afim de ler esse livro. Acho que é mais pela capa mesmo. Ou pelo booktrailer… Não sei…

    [Responder]

  • mar 10, 2011 @ 09:47

    Fiquei com vontade de ler …
    Bjinsssssss

    [Responder]

  • mar 10, 2011 @ 14:35

    Eu quero muito ler esse livro, e já faz um bom tempo. Eu queria ler sem nem mesmo saber do que se tratava, porque foi amor à primeira vista com essa capa! =)

    Ainda não li Feios (mas estou com ele e Perfeitos na minha estante), mas notei que a premissa é bem parecida…

    Adorei a resenha!
    Beeijo! ;3

    [Responder]

  • mar 10, 2011 @ 15:12

    Sinto que esse é um daqueles livros que ou vou amar ou odiar. =X
    O tema me agrada e desperta curiosidade, mas se deixarem de lado tudo pelo romance, pode ficar realmente chato e ser um desperdício para a história. =/

    [Responder]

  • mar 10, 2011 @ 15:32

    Hmmmm, eu pensei a mesma coisa que você quando li a sinopse de Destino – “Feios”! Eu ainda não li nenhum dos dois, mas os dois – e já que estamos falando de enredos parecidos, adicionei também “Jogos Vorazes” – se passam numa sociedade futurística, onde o governo manda, o governo decide, o governo faz tudo. Eu queria ler esse livro, e o conhecia (bastante) antes da notícia de que iriam publicar no Brasil, de modo que acabei me inscrevendo numa blog tour do livro (em inglês, mas não me arrependo nem um pouco), e ainda estou MUITO curiosa com a história… Mas sabe o que é mais curioso? Que eu não fui com a cara do Ky também, acho que já vou começar a ler sendo Team Xander \o/ hahaha.
    Bjs,
    Isa ~ Portal dos Livros

    [Responder]

  • Cláudia Soares
    mar 10, 2011 @ 16:55

    Ainda não sei o que pensar desse livro.
    Tem muitas opiniões diferentes.

    Vou esperar o lançamento e quem sabe !

    Valeu pela dica.
    beijo

    [Responder]

  • Paula Ascari
    mar 10, 2011 @ 17:19

    Teremos que concordar em discordar… respeitosamente, claro! Para mim fica claro desde o início do livro que a história não é sobre Cassia e Xander ou Cassia + Xander + Ky… A história é totalmente sobre Cassia e Ky!!! Xander é apenas o destino premeditado e esperado pra ela, mas KY é sua paixão proibida… no livro nada fica muito explícito, pq ela se sente tão oprimida, que não se permite liberdade nem em seus pensamentos…

    O final é muito emocionante, me prendeu totalmente e cheguei a chorar com a situação de injustiça e exclusão…

    Enfim, pra mim o livro surpreendeu positivamente, apesar de ter uma narrativa mais lenta e constrita.

    Parabéns pelo BLOG.

    [Responder]

  • mar 10, 2011 @ 21:25

    Achei a história muito interessante, me deu vontade de ler!
    Vou colocá-lo na minha fila de livros a serem lidos.

    [Responder]

  • mar 10, 2011 @ 21:41

    Eu simplismente adoro suas resenhas!
    Seja qual for o livro, eu tenho que vim aqui ver todas elas.
    e eu quero ler MUITO esse liiiiiiiiiiiiivro!
    parabéns pelo blog, e pelas resenhas.

    beijocas ;*

    divertletras.blogspot.com

    [Responder]

  • mar 11, 2011 @ 08:28

    Pôxa Pâm, será que é assim tão “pouco legal”, nem falando dele vc se empolgou, rsrsrs, respeito, também dou minha opinião sincera dos livros que leio, VIVA A DIVERSIDADE \o/
    Minha lista tá imensa, então provavelmente a compra de destino ficará pra depois, mas relaxa, não foi por causa da sua sinceridade quanto ao livro não, minha fila está realmente enorme.
    Bjos do Mix.

    [Responder]

    Pâm Gonçalves respondeu:

    O livro é muito bom, mas não consegui me empolgar com ele sabe? Sei lá ficou faltando alguma coisa.

    [Responder]

  • *Jam*
    mar 11, 2011 @ 13:54

    Eu adorei Matched! Pra mim é mto mais do que um livro sobre um triângulo amoroso, o Ky representa a Cassia tomando consciência da própria vida e vendo como a Sociedade realmente funciona. Não é um livro sobre “quem Cassia vai escolher”, mas sim sobre “como Cassia vai viver”.

    [Responder]

    Thalita Prado respondeu:

    Concordo com vc!

    Eu não vejo Destino como um livro que conte a história de um triangulo amoro.

    A história de Destino vai além disso. É tudo, e principalmente, aquilo que está por trás do triangulo Xander, Cassia e Ky.

    Quando Cassia tem de decidir entre Xander e Ky, ela está fazendo um escolha muito mais complexa do que apenas com qual cara vai ficar.
    Ela está escolhendo entre o conformismo e a algo totalmente novo. Entre esperar pelas migalhas de vida que a sociedade lhe oferece ou fazer alguma coisa que valha a pena. Alguma coisa que ela realmente queira.

    Destino é maravilhoso! E vale muito a pena ser lido =D

    [Responder]

  • mar 11, 2011 @ 16:58

    Oi Pam,
    Veja só eu sempre quis ler esse livro desde a primeira vez que vi falar dele mas não tive a chance de receber a prova nem nada fazer o que vou ter que esperar até abril ne…sobre a resenha a história parece ser interessante porém fiquei com medo de ser outro Fallen da vida onde foi todo um agito por causa do livro e na hora que li eu pensei “só isso!!!” bem acho que vou ter que esperar para ver.
    Bjks
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa

    [Responder]

  • mar 11, 2011 @ 22:54

    realmente me lembrou feios e a hospedeira.
    mas este tipo de livro é legal, sempre trazem reflexões interessantes.
    mas acho que não estaria disposta a ler por agora.
    achei que você deveria ter explicado a melhor a questão os dois garotos; não entendi direito.

    [Responder]

  • Thais Ortega
    mar 12, 2011 @ 11:29

    Uhhh, seu último comentário já me deixou aflita! rs
    Tenho medo às vezes desses títulos que são ¨febre¨do momento, sabe? Mas a sinopse me interessou, a resenha tbm e nem vou falar da capa!

    Espero o meu chegar logo pra tirar minhas conclusões.

    bjs
    @thaorteg

    [Responder]

  • Evila
    mar 12, 2011 @ 14:17

    - eu gostei de Feios, e gostei ad sinopse desse, mas acho que agora tudo vai ser nessa linda de historiia, vc não concordam?

    [Responder]

  • mar 24, 2011 @ 19:23

    […] Mudou suas mentes até que eles não vissem nada de errado em tratar humanos como vermes. Tanto Matched quanto Uglies ou Hunger Games nos trás exemplos desta situação. Um lugar onde as pessoas estão […]

  • mar 30, 2011 @ 18:15

    Eu queria muito ler a sua resenha de Destino, porque sei que você ama Feios (e eu também :x)
    Só quero ler Destino por causa da semelhança com Feios e porque essa capa é linda demaaaais, não consigo evitar aheuiaheuia

    Mas darei uma chance, com certeza. Mesmo você não tendo se empolgado tanto.
    beijos (:

    [Responder]

  • abr 06, 2011 @ 00:50

    […] pensem que foi fácil! Eles fizeram dezenas de pesquisas, enviaram-me a prova, junto com algumas pílulas de cores diferentes. Eu guardo esses comprimidos comigo ainda, nunca se […]

  • abr 28, 2011 @ 20:13

    […] ansiosos para saber quem vai levar um kit do livro Destino para casa? Foram mais de 1100 inscrições e a grande sortuda […]

  • Juliana
    mai 14, 2011 @ 00:48

    Quando vi a capa eu me apaixonei, ai quando fui lendo gostei do livro, mas sendo bem sincera preferia bem mais Cassia com Xander do que com Ky, fiquei com raiva por ela fazer o que fez com xander!Não sei se eu amei ou não!Vou espera o proximo para me decidir! TEAMXANDER

    [Responder]

    Pâm Gonçalves respondeu:

    Mais uma #teamxander o/ aee

    [Responder]

  • Tine
    mai 30, 2011 @ 19:27

    Ahh eu ameeeeeeei esse livro!!!!!
    Tipo, eu sinto muita pena do Xander, mas sou #teamky
    ….
    Muito legal a resenha. Discordo em alguns pontos, mas msm assim ta mto boa!!!!

    [Responder]

  • jun 16, 2011 @ 10:49

    Eu acho a capa desse livro muito legal. Pena que eu achei ele muito fininho.

    [Responder]

  • Paola SIlva
    jun 29, 2011 @ 20:53

    Amei a capa desse livro. Pena que ele é muito fininho.

    [Responder]

  • jul 12, 2011 @ 18:41

    […] Destino – Ally Condie […]

  • abr 13, 2012 @ 17:01

    […] história não é toda uma crítica e tem bastante apelo ao romance, não tão meloso como Destino e não tão desapegado como Feios. Aliás, eu achei a combinação de romance e crítica na medida […]

  • jun 26, 2012 @ 12:08

    […] Editora: Suma de Letras Ano de lançamento: 2012 Páginas: 280 Outros livros da série: Destino Onde comprar: Saraiva – Submarino – Cultura – FNAC – Book Depository – Compare […]

  • jul 07, 2012 @ 18:01

    […] diversas semelhanças com Destino e Feios me incomodaram também. Enquanto eu estava descobrindo diversas distopias totalmente […]

  • Gizelle
    ago 23, 2012 @ 12:29

    Me encantei pela capa, e o encanto não passou disso. A história parece uma mistura de vários livros distópicos só que infelizmente a autora resolveu focar no romance, que pra mim é um tédio, tanto Xander quando Ky, nenhum dos dois conseguem me fazer torcer para que um outro termine com a Cassia. No livro conhecemos mais o Ky e a história dele é interessante, eu quis saber mais, de tudo que aconteceu com ele e como aquilo ia refletir na sua nova vida, mas usar isso como pano de fundo para um romance, realmente para mim não funcionou, o livro se arrasta em conflitos desnecessários.

    [Responder]

  • Fernanda
    mai 23, 2014 @ 09:50

    eu ja havia baixado o Destino para eu ler(embora eu prefira livros com que possa se pegar), ai resolvi ver o que a Pâm achava de Destino,e por coincidencia enquanto eu lia a resenha de A seleção achei Destino e entrei.
    Eu gostei muito da resenha do que li em outro site, e resolvi baixar,porque esses dias não estou tendo condição de comprar livros,eu concordo com vc que hidtoria seja um tanto melosa,mas sempre gostei de romances, e distopias são os tipos que eu mais amo, e misturando os dois eu achei que ia gostar,entao agora vamoss ver não é?….
    Bjus

    [Responder]

* Campos obrigatórios.

- Para ter sua foto nos comentários, cadastre seu e-mail em Gravatar.
- Comentários com links serão editados, há um espaço apropriado para o seu link no formulário.