Perfil de personagem: Augustus Waters

A culpa é das estrelas

O Augustus é um personagem do livro A culpa é das estrelas do John Green.

O Gus tem 17 anos, é alto, magro, mas musculoso, atraente e tem um sorriso fácil. Ele tem olhos azuis intensos e cabelo acaju, liso e curto. Ele vive em Indianópolis no estado de Indiana e é inteligente, gosta de video games, livros e música e é um grande amante das metáforas. Ele está  em remissão há mais de um ano de um osteossarcoma, câncer que afeta os ossos, – Ele agora é um SEC, sigla para “sem evidência de câncer”. – e que o levou a amputar a perna direita, fazendo-o usar uma prótese no lugar.

O Gus jogava basquete quando era mais jovem antes de ser diagnosticado com câncer e ele sempre está com um maço de cigarros. Ele coloca o cigarro na boca, mas não o acende. É uma das suas metáforas, ele coloca o que pode matá-lo na boca, mas não dá o poder para que o mate. Ele tem pensamentos existencialistas, frases inteligentes, dirige muito mal e foi reprovado três vezes no teste de direção. Ele estuda na North Central, mas está um ano atrasado, porque deu uma pausa quando estava no segundo ano.

Augustus

Ele conhece a Hazel num grupo de suporte a crianças com câncer em que ele vai a pedido do seu amigo Isaac, que teve um câncer ocular, e ela atrai a atenção dele imediatamente. Eles rapidamente se tornam amigos e quando estão juntos têm ótimos diálogos, reflexões interessantes – Algumas vezes sobre a vida, a morte e o esquecimento. – e conversas perspicazes que evidenciam a grande afinidade e intimidade que eles passam a ter. A relação deles é muito natural e eles se ajudam, se apoiam e se entendem de uma forma única.

“Estou apaixonado por você e não quero me negar o simples prazer de compartilhar algo verdadeiro. Estou apaixonado por você, e sei que o amor é apenas um grito no vácuo, e que o esquecimento é inevitável, e que estamos todos condenados ao fim, e que haverá um dia em que tudo o que fizemos voltará ao pó, e sei que o sol vai engolir a única Terra que podemos chamar de nossa, e eu estou apaixonado por você.” – Augustus Waters.

Augustus

O Gus é apaixonante, muito adorável e extremamente carismático. Ele é irônico, bem humorado, energético, sensível, um grande amigo e uma pessoa essencialmente boa. Ele gosta do filme V de vingança, da Natalie Portman, da banda The Hectic Glow, do jogo de video game Counterinsurgence – O preço do alvorecer e dos livros baseados no jogo, que incluem O preço do alvorecer e Réquiem para Mayhem. Ele também gosta muito do livro Uma aflição imperial, que a Hazel indica para ele ler, e fica, assim como ela, curioso para saber a continuação dele, já que este termina abruptamente.

O maior medo do Gus é o esquecimento, dele e do que ele representou enquanto vivo. Ele quer passar pela vida com algum significado, ele deseja deixar uma marca para que então as pessoas se lembrem dele. Ele tem medo de ser apenas mais uma vítima esquecida na guerra milenar contra a doença. E por isso muitas vezes ele não percebe que já afetou a vida de outros personagens e que para pessoas como a Hazel e o Isaac ele já é um herói. E todos os três tratam o câncer com uma dose de humor negro. Em muitas de suas conversas estão presentes zombarias e piadas sobre si mesmos, o que eles já tiveram que passar e o que ainda terão.

Augustus

Gus é um personagem espirituoso e acho que ele se daria bem com o Étienne St. Clair de Anna e o beijo francês e com o Dash de Dash and Lily’s book of dares, pois eles são personagens simpáticos, inteligentes e carismáticos e possuem características particulares que acho que os tornariam bons amigos do Gus como, por exemplo, o jeito descolado e intelectual do Dash.

O livro teve seus direitos adquiridos pela Fox 2000 e para interpretar o Augustus acho que teria que ser um ator capaz de entregar na sua performance profundidade, sarcasmo espirituoso e diálogos rápidos de forma natural, além de poder caminhar do bom humor para algo mais intenso sem cair no melodrama. Algumas opções citadas por fãs para o papel são Grant Gustin, Logan Lerman e Freddie Highmore. Acho que Callan McAuliffe e Travis Caldwell também poderiam ser opções.

30 Comentários para “ Perfil de personagem: Augustus Waters ” | Deixe um comentário »

  • set 21, 2012 @ 23:39

    Adorei essa coluna!
    Quero muito conhecer o Gus melhor quando eu ler A Culpa é das Estrelas.
    Acho que o Grant ou o Logan se sairiam muito bem como ele.

    Luiza Helena Vieira
    Obsession Valley

    [Responder]

  • Paulo Araujo
    set 21, 2012 @ 23:47

    Quero muito ler esse livro, não aguento mais o pessoal dizendo o quanto ele é bom, tenho que ler para crer. Vou ver se encontro pra comprar em alguma livraria aqui da cidade :D

    [Responder]

    Fernanda Bianchi respondeu:

    Compra sim, quando li foi emprestado, mas quando tiver a oportunidade $ vou compra-lo, de tão bom que é, sem contar que a capa é uma graça =)

    [Responder]

  • set 22, 2012 @ 00:18

    Esse personagem é apaixonante.

    Não imaginei ele assim, mas o Grant chega perto. *.*

    [Responder]

  • Karen Araki
    set 22, 2012 @ 00:31

    Livro maravilhoso e personagem mais lindo ainda eu ainda quero conhecer alguém tão incrível como o Augustus Waters mas que seja saudável.

    [Responder]

  • Polly
    set 22, 2012 @ 10:20

    Estou total e irrevogavelmente apaixonada por esse livro, pela Hazel e principalmente pelo Gus. É uma obra de arte que todos deveriam ler. É apaixonate do começo ao fim <3

    P.S todos deveriam ter um Gus na vida…

    [Responder]

    Polly respondeu:

    P.S 2 Um Augustus saudavel…

    [Responder]

    Giulianne respondeu:

    Eu concordo com você Polly,eu queria mesmo ter um Gus na minha vida,só acho que o livro me deu uma resposta incompleta noo final,quer dizer acaba no fim da carta e eu não acho q deveria ser assim…Mais fora isso,o livro é PERFEITO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    [Responder]

  • set 22, 2012 @ 11:51

    Oi Pam.Sério que o Gus se daria bem com o Etienne?Já gostei dele,então.

    [Responder]

  • Lais Arjona
    set 22, 2012 @ 12:28

    OH MEU DEUS! Não acredito que você fez um perfil do Gus, ele é o tipo de garoto que você quer arrancar do livro, meu Deus ele é incrível! Ficou ótimo, parabéns!

    [Responder]

  • set 22, 2012 @ 12:49

    Adorei! <3

    Me apaixonei pelo Gus quando li o livro e continuo apaixonada a cada menção a ele! Adorei a descrição do personagem, muito boa mesmo! :D

    [Responder]

  • Monique Maia
    set 22, 2012 @ 14:16

    AAAAH *-* EU ME APAIXONEI PERDIDAMENTE PELO GUS
    E COMO ELE ME SUPREENDE, COMO ME DEIXA TRISTE E COM CERTEZA ELE TEM MUITOS ADJETIVOS MAIS SER ESQUECIVEL NÃO ENTRA NEM DE LONGE EM SEU PADRÃO. ELE DIZ QUE TODAS AS PESSOAS DEIXAM MARCAS NA VIDA DE ALGUEM, SUA FAMILIA E AMIGOS, E DEPOIS DE UM TEMPO É ESQUECIDA MAIS COM SUA HISTORIA NÃO TEM COMO ESQUECE-LO. QUASE FAÇO COMO A HAZEL E CORRO ATRAS DO JOHN PARA ELE ME DEVOLVER O GUS

    [Responder]

    Giulianne respondeu:

    MDS!!!!!!!!!! ALGUÉM QUE ENTENDE ISSO QUE EU SINTO POR ELE!!!!!!!!!!!!!PAIXÃO FOREVER PELO GUS!!!!!!*.*

    [Responder]

  • Pamela Biazon
    set 22, 2012 @ 14:34

    Nossa, realmente o Gus é um fofo, personalidade sem igual *-*
    Mas, não gostei muito das opções para o papel do Gus, pra mim somente o Callan McAuliffe e Travis Caldwell que combinam com o que eu imaginei dele esse tempo todo!

    [Responder]

  • set 22, 2012 @ 21:54

    Adorei o Gus ao ler ACEDE e concordo com todos os elogios feitos a ele, Ausgustus é realmente um personagem incrível! Acho que Grant Gustin ou Travis Caldwell seriam as melhores opções, achei os outros atores muito “menininhos” e, apesar de saber que Gus tem apenas 17 anos, acho que ele deve transmitir uma certa maturidade.

    [Responder]

  • le_tih
    set 22, 2012 @ 22:51

    Ok, é muita gente bonita em um post só!
    Enfim, eu não queria ler o livro, mas muita gente falou que é bom e tals. Só que conhecendo melhor o personagem, dá vontade de ler. Ele parece ser exatamente o tipo de personagem que eu gosto, e essa “coisa” relacionada ao câncer dá uma “visão diferente, sei lá.
    Acho que vou com a galera e ler esse livro.

    [Responder]

  • Fernanda Bianchi
    set 24, 2012 @ 13:18

    Eu adorei ter a oportunidade de ler esse livro, foi lindo, me fez rir, chorar e me emocionar, me fez ficar pensando nele por um bom tempo.
    Acredito que o que se pareça mais com o Gus seja o Grant Gustin.
    Quando sair o filme com certeza vou assistir!
    Bjus

    [Responder]

  • ananda
    set 24, 2012 @ 14:21

    Eu achei esse Callan tão Ethiene St Clair!!

    [Responder]

  • Larissa L
    set 27, 2012 @ 16:20

    Não li o livro ainda (infelizmente) então é difícil já imaginar qual dos gatinhos tem carinha dele .. mas gostei muito desse post!

    [Responder]

  • set 29, 2012 @ 11:29

    Você poderia fazer o perfil de personagem de “O Poder dos Seis” seria bem legal :)

    [Responder]

  • fev 05, 2013 @ 20:31

    James Gaisford é o Gus perfeito, sem mais!

    [Responder]

  • Fernanda Teixeira
    mar 04, 2013 @ 14:51

    Dos que foram mostrados aqui, o Logan Lerman é basicamente o q eu imaginei, não podem colocar um ator mais velho, com cara de homem, se não perderá um pouco a magia, claro q eu sei q não se segue o livro ao pé da letra, mas os personagens tem q ser exatamente como o Green descreveu..

    Estou completamente apaixonada por esse livro!

    [Responder]

  • Gabriela
    mar 17, 2013 @ 14:55

    Sou suspeita para falar que o Logan(<3)ficaria perfeito como o Gus, mas confesso que o Travis se sai bem estilo Augustus Waters rs.

    [Responder]

  • Carolina
    jun 23, 2013 @ 09:35

    Todos ele são lindos mas o Joshua Anthony Brand é o Gus da vida real…

    [Responder]

  • Thais Tiemi
    ago 03, 2013 @ 02:46

    Acho q como todas as leitoras do livro eu tbm me apoixonei pelo Gus, mas me apaixonei ainda mas de como ele era cm a Hazel, atencioso, carinhoso, inteligente, apixonante e acima de tudo corajoso e de uma valentia inexplicavel … De todos os livros que já li o Augustus é meu personagem preferido (desculpa Percy). E pra mim ja q terá o filme o ator q mais se encaixa cm o personagem é o Joshua Anthony :D

    [Responder]

  • Brenda
    out 09, 2013 @ 13:17

    Bem,eu nunca gostei de livros que abordam histórias de pessoas com câncer ou qualquer outra doença,mas quando comecei a ler,a culpa é das estrelas,o meu pensamento sobre dramas mudou,o livro aborda o assunto de forma tão natural e muitas vezes até engraçada,quando a Hazel fala da ausência de bolas do Patrick kkk.Recomendo!O livro é espetacular,o Gus,Augustus,é um sonho :))

    [Responder]

  • Gabrielly
    nov 15, 2013 @ 19:59

    ainda estou lendo o livro to adorando d+ *-* o gus é mtu fofo e acho q a pessoa perfeita pra fazer o papel dele seria o Grant

    [Responder]

  • fev 10, 2014 @ 15:39

    Amei ♥ parabéns gente !

    [Responder]

  • leyla
    mai 02, 2014 @ 13:51

    se o Gus fosse o Logan Lerman, a Hazel seria eu!

    [Responder]

  • Lulu das Palmeiras
    jun 18, 2014 @ 09:06

    O filme é maravilho. O Augustus é um cara fora de série. E a Hazel Grace uma atriz maravilhosa. Parabéns ambos os atores pelo filme espetacular.

    [Responder]

* Campos obrigatórios.

- Para ter sua foto nos comentários, cadastre seu e-mail em Gravatar.
- Comentários com links serão editados, há um espaço apropriado para o seu link no formulário.