Poderosa por Sérgio Klein

Post por: | Em: Resenhas
30/08/2010

Poderosa

Poderosa (#1) - Diário de uma garota que tinha o mundo na mão do autor Sérgio Klein

  • Editora: Fundamento
  • ISBN: 857676024X
  • Ano: 2006
  • Páginas:  194
  • Classificação:(4/5)
  • Onde comprarLivraria Saraiva | Submarino

Joana Dalva tem apenas 13 anos mas parece que tudo resolveu acontecer na mesma hora. Seus pais estão se separando e as brigas estão constantes, seu irmão não para de encher o saco, a garota mais popular da escola não dei ela em paz, e sua querida avó está presa a uma cama.  Seu sonho era ser escritora e ficar de TPM. Ela estava quase completando 14 anos e ainda não tinha experimentado a experiência da tal TPM, e sua amiga que tinha sido “abençoada” levava isso como uma coisa sem importância. Tudo indica que não é só com esses problemas que Joana vai ter que se preocupar, de uma hora pra outra ela descobre que pode mudar os fatos, simplesmente escrevendo o que quiser.

Poderosa é um daqueles livros que eu tinha vontade de ler há muito tempo. Lembro que quando eu comecei a realmente me interessar por livros e estava procurando livros estilo “Meg Cabot” eu encontrei Poderosa. Não lembro porque eu não tinha lido ainda, mas provavelmente foi por falta de dinheiro para comprar na época.

Então, eu finalmente li aquele livro lindo que eu via nas estantes das livraria, com capa e diagramação perfeitas. Me alertaram de todas as formas que talvez eu achasse o livro muito infantil, mas as pessoas estavam erradas. Pelo menos na minha opinião. Eu não pensei dessa forma quanto ao livro. É claro que diversas situações remetiam a um tipo de literatura que os brasileiros estavam acostumados até um tempo atrás como infanto-juvenil. Onde não se ousava muito, e apelidos com “inhas” e “inhos” são super comuns. Mas eu achei uma história tão diferente de tudo que eu já li até agora! E me arrependo por não ter dado chance para o livro – ou perturbado minha mãe para comprar – em uma época anterior, talvez eu pudesse ter aproveitado ainda mais. Ainda assim eu adorei a Joana Dalva e seu poder.

Teoricamente a Joana Dalva tem poder de mudar qualquer coisa simplesmente escrevendo sobre ela, como se estivesse contando a própria história. É claro que tem vários detalhes, e que não é qualquer coisa, enfim, não vou contar para não estragar a surpresa. Um poder desses não mão dela pode causar vários problemas, então imagina a confusão que ela pode fazer? Uma garota de 13 anos com um poder desse nas mãos – literalmente.

O livro ainda envolve toda a vida social de uma menina da idade dela, primeiros amores, amizades, garotas populares, enfim… Isso é a parte clichê que a maioria de nós gostamos, e se não tiver a história pode ficar sem sal. Mas, por mais que todos esses fatores estejam presentes, o foco principal deste primeiro livro é na família de Joana Dalva. O relacionamento dos pais, a convivência com o irmão e a adoração dela pela avó. Outro ponto positivo é a querida Nina, avó de Joana, ela é um amor!

Como mencionei acima esse é o primeiro livro da série, que conta atualmente com 5 livros. Não sei se terá continuação, pois infelizmente o autor Sérgio Klein faleceu este ano. Uma perda enorme para a literatura nacional. O autor teria deixado alguns livros inéditos que seriam publicados pela Editora Fundamento, mas não posso confirmar se há algo sobre essa série.

Eu recomendo muito! O livro é muito bom, com momentos hilários e outros meio tristes que davam vontade de chorar. Eu não vejo a hora de ler a sua continuação.

Capa(4/5)
Narrativa (3/5)
História(4/5)

27 Comentários para “ Poderosa por Sérgio Klein ” | Deixe um comentário »

  1. ago 30, 2010 @ 00:53

    Oi Pam!
    Poxa, só pelo que você disse na sua resenha, já me interessei muito em ler! Ainda não conhecia… Aliás, eu que sempre achei que lia muito, descobri muita coisa bacana através do seu blog e de tantos outros, e acabei criando um pra mim também, passa lá quando puder. Agora sempre que posso, acompanho as novidades e me jogo nelas também hehehe
    O ruim de toda a história, foi a morte do Sérgio, né? Porque como você disse, pode não acontecer a continuação. Mas com certeza vou procurar esse pra ler!
    beeijo

    [Reply]

    Pâm Gonçalves Respondeu:

    Ai que bom!
    Acredita que eu acabei conhecendo mais e mais depois que fiz o blog? Nossa, esse mundo é muito grande!

    E foi uma pena mesmo o falecimento do Sérgio =/

    beijo

    [Reply]

    Fernanda Pimentel Respondeu:

    Mais os 5 livros são ótimos mesmo, adorei sua resenha de hoje Pâm, parabéns! ^^

    [Reply]

  2. ago 30, 2010 @ 01:05

    Poderosa foi um dos livros que comprei as cegas… sem saber nada sobre. Tive sorte e não me decepcionei também!
    É realmente uma graça! ^^
    =/ eu fiquei bem triste quando fiquei sabendo do falecimento do Sérgio Klein.
    Ele é um dos únicos brazucas que tenho na minha estante.

    [Reply]

  3. ago 30, 2010 @ 09:21

    Ah, eu quero!
    Parece muito interessante mesmo, um enredo diferente e nacional, melhor ainda.
    Beijo

    [Reply]

  4. ago 30, 2010 @ 10:02

    Nunca comprei justamente por achar que seria BEM infantil. Mas parece que ele surpreendeu todo mundo, né?!
    Isso é bom. Entrou pra minha lista! ;)

    :*
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    [Reply]

  5. ago 30, 2010 @ 11:32

    Pam, eu tenho medo de que seja muito menininha… u.u o livro tem uma aparência tão 12 anos!

    [Reply]

    Pâm Gonçalves Respondeu:

    Provavelmente não é o seu estilo =x Mas como é uma série, ela começa de uma forma (com 13 anos) e a personagem vai crescendo junto.

    [Reply]

  6. ago 30, 2010 @ 11:39

    Ahhh já li esse livro há tantos séculos… rs. É legal, mas mesmo na época achei um pouco infantil pra mim sim :P

    xx
    Ana C. Paul

    [Reply]

  7. ago 30, 2010 @ 12:03

    Ganhei Poderosa de Natal aos 11 anos, tenho e já li toodos. Adoro a Joana Dalva *-*

    [Reply]

  8. ago 30, 2010 @ 12:16

    Ah achei interessante! Não sei se tenho esse livro, mas se não tiver já vou por na lista para comprar! :)
    Eu curto tudo quanto é tipo de livro feminino, mesmo que seja meio “infantil”.
    Esse parece muito bom!

    Parabéns pelo blog, Pâm!

    Beijos,
    Gabi – Está Inspirada

    [Reply]

  9. 9. Geórgia
    ago 30, 2010 @ 12:59

    Essa coleção é ótima, eu adoro. Tenho todos os livros, e realmente quando fiquei sabendo que o Sergio Klein morreu, o que foi aqui no na minha caixa de correio, fiquei muito triste =/
    Parabéns pela resenha Pâm.. Beijo

    [Reply]

  10. 10. Nanie
    ago 30, 2010 @ 13:14

    Eu também li algumas resenhas negativas sobre esse livro. Eu sempre achei a capa maravilhosa, mas por causa das resenhas (e também porque nunca tinha achado a sinopse muito interessante), eu nem ligava muito para o livro. Mas sabe que sua resenha despertou o meu interesse?
    A verdade é que se eu estiver mesmo afim de ler um livro, a resenha não me faz desistir não. Mas se é um livro que já não me chamou muita atenção, eu perco ainda mais a vontade.
    E agora, com sua resenha, fiquei com vontade de ler ^^ Adoro histórias diferentes!
    Agora o que mais me supreendeu na resenha: Sérgio Klein é brasileiro O.O Sério, eu não sabia disso… E o livro já foi lançado em diversos países ^^ Isso é muito interessante! Uma triste perda, realmente.

    [Reply]

  11. 11. elisa
    ago 30, 2010 @ 13:48

    Eu li esse livro qdo tinha treze anos(a idade da personagem) e achei a linguagem infantil! Mas a história é bem fofa, e bem criativa! Se vc for mais nova(o) , acho q vale a pena ler.

    [Reply]

  12. ago 30, 2010 @ 14:11

    Pam, eu já li esse livro e adoro. Vc sabia que aprece que os direitos pra o filme foi comprado?
    Gostei muito do post.

    [Reply]

  13. ago 30, 2010 @ 15:09

    Oi …lindu esse post.sou louca para ler esse livro..amo esse blog.
    Vai lá no teentação e ajuda a gente no concurso blogbooks,vota lá.
    conto com vc.
    Bjim

    [Reply]

  14. ago 30, 2010 @ 15:41

    pelo jeito o livro é bom, gostei da forma que vc fez a colocação da sua visao sobre o que leu.
    POderiam haver mais livros nesse genero.
    Vai para a toplist.

    Beijos

    [Reply]

  15. 15. Ana
    ago 30, 2010 @ 20:09

    Eu já li todos os cinco livros da série Poderosa, infelizmente o autor morreu sem concluir, mas é uma história que sempre ficará no meu coração, de qualquer maneira. Sérgio Klein consegue deixar o texto vivo e divertido, e eu, com doze anos, confesso que me identifiquei mais agora com todos os dramas da protagonista, com os romances, com as confusões e divertidas situações que ela passa. E também descobri um dom comum: amo escrever, como ela!

    [Reply]

  16. 16. Maiara
    ago 30, 2010 @ 20:52

    Caramba ‘-’ Esse foi um dos primeiros livros que ganhei shuashsahuas’ Sua resenha me fez querer ler de novo, Pam :D
    Beijos.

    [Reply]

  17. 17. Caroline Leite
    ago 31, 2010 @ 16:41

    Quando começei a realmente me interesar por livros, querer entrar em uma livraria e comprar tudo pela frente me deparei com esse livro, mas assim como você nunca tive a oportunidade de ler. Espero ter a oportunidade de le-lo.

    [Reply]

  18. ago 31, 2010 @ 16:42

    eu já li os três primeiros livros e é impressionante o quanto eu gostei dessa série!

    quase chorei quando vi o 4 na bienal e não trouxe… mas enfim, a resenha está muito boa e estou esperando as próximas :)

    [Reply]

  19. 19. Mayra
    set 01, 2010 @ 14:02

    Eu já li os 4 primeiros e admito qe adoro. Ganhei o primeiro no meu níver de 15 anos e na época aadoreei, haha. Vamoh lá, 15 eh soh 2 a mais qe a idade da Joana (embora a gnt goste de se achar super gente grande com 15, haushaushaus).
    Me falta ler o 5. Hoje em dia eu já acho meio infantil. Não tão infantil, mas sei lá… não eh bem YA, não é mesmo? Mas vou ler sim.
    ME senti tão estranha qnd li por acaso que o Sérgio falecera sem concluir. Fiquei pensando: Putz, como ele era novo, nunca esperei!
    Mas por outro lado, lembro qe enqnto HP ia sendo lançado eu sempre pedia a Deus em minhas orações pra não deixar a tia Jo morrer, haushauhsuahs.

    [Reply]

  20. set 04, 2010 @ 09:38

    eu li esse livro faz pouco tempo, mas não gostei muito. E não sabia que o autor tinha falecido :(

    [Reply]

  21. set 08, 2010 @ 13:19

    Olá bela flor!!
    Ainda não li o livro, mas gostei da resenha e estou muito afim de ganhar-lo. para eu ler bem depressa. Bjos.

    DEUS TE ABENÇOEI SEMPRE.

    [Reply]

  22. 22. camila
    set 17, 2010 @ 20:58

    eu ja li esse ivro tem a coleção esse livroé demais e tão legal e otimo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    [Reply]

  23. 23. Felipe
    set 27, 2010 @ 12:41

    Livro meio que feminino…Mas gostei dele ^^ a Historia muito bem bolada ja li o 1 2 3 4 5 estava querendo o 6…pena que o sergio morreu…xD

    [Reply]

  24. mar 13, 2011 @ 19:16

    Ual, só li este post agora e até hoje não sabia da morte do Sérgio. Sinceramente, sinto muito por ele.
    Bem, eu li toda a série Poderosa pela influência da minha melhor amiga que me apresentou estes livros.
    Eu gostei do primeiro e isso me fez ter o interesse de ler os outros. Mas infelizmente me decepcionei. Os livros foram piorando, a história esfriando e o último (5) foi o mais chatinho. Na realidade ele até tem uma história interessante, que se fosse bem trabalhada renderia um ótimo fim de série. Mas infelizmente ficam muitas lacunas, interrogações, e desfechos sem sal. Não gostei da série em si, mesmo a proposta sendo criativa e o primeiro livro ter sido bom.
    Também achei meio infantil :P
    Gostei da resenha ;D
    Bjs.

    [Reply]

- Os comentários passam por aprovação: caso você nunca tenha comentado ou há muito tempo não comenta pode levar demorar para aparecer.
- Para ter sua foto nos comentários, cadastre seu e-mail em Gravatar.
- Comentários com links serão editados, há um espaço apropriado para o seu link no formulário.

* Campos obrigatórios.