Tamanho 42 não é gorda Nas Sombras Tamanho 42 não é gorda Nas Sombras

Sangue de Lobo por Rosana Rios e Helena Gomes

Post por: | Em: Resenhas
03/02/2011

Sangue de Lobo por Rosana Rios e Helena Gomes

Um antigo original de um livro que conta uma história de mistério e morte jaz esquecido num pequeno museu em um restaurante no sul de Minas Gerais. Duas jovens, Ana Cristina e Cristiana, em viagem com a família de Ana, encontram-no e leem a história. Elas ficam assustadas, pois o enredo do livro retrata exatamente o jogo de RPG que elas criaram com amigos em São Paulo. E o mais curioso – a história se passa na cidade onde vão passar as férias. Foi lá que ocorreram crimes em série no início do século XX. E, no mesmo local, 100 anos depois, volta a acontecer uma sequência sinistra de mortes – oito macabras bonecas de porcelana parecem corresponder às vítimas de um insano assassino serial. As histórias do presente e do passado se misturam a partir do lobisomem Hector, um jovem inglês do passado que luta contra a maldição da Lua Cheia.

Sangue de Lobo foi um presente do querido autor Valter Goulart, que me deu após um dos posts do (falecido) Eu vou ler. Um dos livros nacionais mais desejados por mim, mas que eu adiava a compra por ser um pouco carinho demais. Eu recebi o presente há algum tempinho, mas tive que esperar um pouco pra ler justamente por ter vários na fila. Se eu soubesse que leria tão rápido e que fosse tão bom, não teria esperado tanto! Li suas 520 página em, pasmem, dois dias! A história é tão viciante, que não deixava eu fechar o livro!

Apesar de a temática que o título sugere, o lobo em si não é o grande destaque. É claro que o mito do lobisomem está em toda a história, e é o que sustenta o livro, mas o mistério de uma série de crimes é o mais importante. O livro é recheado de suspense, e um eterno estimulante para a sua mente, a todo momento temos que pensar quem é o responsável pelos assassinatos. Fatos são jogados a todo momento para que as suspeitas caiam em cima de quase todos os personagens. Mesmo assim, no final todos os fatos são amarrados e justificados. Uma característica que é difícil de manter em um livro com tantas pontas e caminhos.

Há uma pontada de romance, mas nada forte o bastante por fazer suspirarmos por ninguém, e muito menos é o que nos prende. O romance está lá para dar mais um motivo para suspeitas. É um milagre eu não torcer para que um casal fique junto ou não, dessa vez eu simplesmente esperei as coisas acontecerem. Dei a importância maior para a resolução dos crimes, e me perguntando onde estava, e quem era o responsável. Tentando ligar fatos e justificar as ações. Olha, eu não seria boa para ser detetive não.

A narrativa das autoras Rosana Rios e Helena Gomes é cativante, acho extremamente difícil um livro ser feito bem por duas pessoas. Fico me perguntando como deve ser o processo de escrita, cada uma escreve uma parte? Uma completa a outra com capítulos? Isso deve ter se tornando ainda mais difícil e complexo por ser um livro puxado para o gênero policial, já que tudo tem que ser bem amarrado, pra não dar brecha no final.

Parabéns as autoras que fizeram um trabalho super bacana. Recomendo mais um ótimo livro nacional, do tipo must read!

20 Comentários para “ Sangue de Lobo por Rosana Rios e Helena Gomes ” | Deixe um comentário »

  • Suelen Sena
    fev 03, 2011 @ 10:52

    Estava super curiosa com esse livro Pâm!
    Que bom que ele é muuito legal e super recomendando.Gosto dessa temática de suspense.
    E o que também cativa a gente é ser um livro nacional.Super feliz que nossos autores estão cada vez + aparecendo e dando o que falar.Muito bom mesmo
    Já estava atrás do livreto desse livro tem um tempinho, e agora quero o livro tbm..rsrsr
    bjs Pâm

    Ps: Já soube da sua viagem a Floripa (AMO aquele lugar, principalmente a Lagoa da Conceiçao).Aproveite bastante a viagem e a formatura do seu primo.Vc vai aproveitar e se encontrar com a Juh do Lost?..Seria bem legal nao?
    Ps 2:Vamos ter Caixa de Correio essa semana?…estou torcendo que sim, podia ser amanhã mesmo.rsrsr
    Ps3: Me segue no twitter amiga…@suelen_senalf..eu já estou te seguindo , e várias blogueiras tbm.

    Agora fui de verdade..rsrsr

    bjs

    [Responder]

  • fev 03, 2011 @ 11:32

    Oi!

    Li o livro Assassinato na biblioteca da Helena Gomes e gostei muito. Não conhecia esse livro, mas a sinopse é muito intessante. Não tenho muito ânimo para ler livros com lobisomen, mas como você falou que não é a principal parte da história e eu adoro histórias com serial killlers, o livro virou uma boa pedida.

    Beijos,
    Dri ornellas
    http://a-menina-do-fim-da-rua.blogspot.com/

    [Responder]

  • fev 03, 2011 @ 12:07

    Uau, a história parece muito boa. Mas uma indicação pra minha meta de livros para este ano.

    [Responder]

  • Juh
    fev 03, 2011 @ 15:09

    Pâm amei a resenha!! Ja li um livro da Helena Gomes que apesar da capa não ser linda o conteúdo é fantástico, se chama Kimaera- dois mundos. Então com certeza faço questão de ler Sangue de Lobo, e concordo que a escrita por duas autoras deve ser mesmo mais complicada!
    beijocas
    Livros e blablabla

    [Responder]

  • fev 03, 2011 @ 15:52

    Eu queria este livro desde que li ”Lobo Alpha”, da Helena Gomes. A narrativa dela era tão cativante que eu o li em 1 dia e meio, e olha que as letras do volume eram pequeninas. Quando eu soube de ”Sangue de Lobo”, a princípio achei que era uma continuação da série ”Plena Lua”, mas ao ler a sinopse também me apaixonei…

    Acredita que eu comprei ele esta manhã na Saraiva? Muita coescidência, né?! Ele já está aqui guardadinho na minha estante – pena que tenho uma lista ENORME de livros para ler.

    Ótima Resenha!

    Henri B. Neto
    ”Na Minha Estante”

    [Responder]

  • fev 03, 2011 @ 16:02

    Oi Pam,
    Não conhecia esse livro até essa semana quando ganhei o folheto com o primeiro capítulo mas ainda não li. Parece ser legal até, mas se for muito policial ai já perco o interesse pois não é meu tipo de leitura.
    Bjks
    Raquel machado
    Leitura Kriativa

    [Responder]

  • fev 03, 2011 @ 16:17

    Estou louco para ler este livro!
    Todos falam muito bem da história, do desenvolvimento, da escrita das autoras. Tudo parece ser perfeito mesmo.
    Quero muito poder comprá-lo o quanto antes, ainda mais que a história se passa no Brasil, e adoro isso (infelizmente muitos autores deixam sua própria terra de lado para escrever histórias em terras de outrem).

    Parabéns pela resenha, principalmente, por ela ter me deixado mais ansioso para ler o livro!

    [Responder]

  • Andrey
    fev 03, 2011 @ 16:22

    Este livro a um tempo está figurando entre os livros que quero ler. Agora com sua resenha ele está nos que preciso ler URGENTEMENTE ! ahhahahaha
    O livro parece ser bem legal e misterioso. A própria capa, que é linda por sinal, já nos deixa com o coração dando umas batidas a mais. ahhaha
    Parece ser um livro bem feito e acima de tudo, prazeroso de ler!
    Autores nacionais dando um show a parte, só deixando os leitores orgulhosíssimos ! \o/
    Beijos !

    @DreyDonizete

    [Responder]

  • fev 03, 2011 @ 18:32

    to qurendo muito este livro mas não achei em nenhuma livraria ainda

    [Responder]

  • fev 03, 2011 @ 18:59

    Gostei, já vai pra minha lista.
    Beijokas
    Jeh
    http://starbucksandbooks.blogspot.com

    [Responder]

  • fev 04, 2011 @ 06:40

    Pâm, obrigado pelo elogio. Eu que agradeço por ter o meu livro resenhado no Garota It, um blog altamente respeitável – onde há leitores de extremo bom gosto! Sempre lhe desejarei todo o sucesso do mundo. Muito obrigado por divulgar meu trabalho e mais uma vez, a resenha sobre o livro Sangue de Lobo está maravilhosa! Abraços!

    [Responder]

  • fev 04, 2011 @ 08:23

    Ah, assassinatos em serie *—*
    Amo livro assim (;
    Confesso que a capa nao me chama a atenção. Mas depois de ler sua resenha fiquei curiosa para ler *-*
    Ja vai para minha listinha ;O
    uahuausuahushahsuahsuas
    Beijos :*

    [Responder]

  • Simone Souza
    fev 04, 2011 @ 09:37

    Oi Pâm!!

    Adorei a resenha e confesso que esse é um dos livros que estão à minha espera aqui na estante. Como vc disse que é tão bom vou furar a fila pra colocá-lo como próximo. Fiquei curiosissíma depois da sua resenha.

    Beijos

    [Responder]

  • fev 10, 2011 @ 22:52

    [...] de promoções, mas eu não poderia de trazer mais uma promo maravilhosa pra vocês. Quem curtiu a resenha de Sangue de Lobo, e ficou louco (a) para ler, esta aí a sua chance de ganhar um exemplar. A Editora Farol ofereceu [...]

  • fev 11, 2011 @ 10:55

    O livro parece interessante, mas não sou muito de histórias de terror. Sei lá, a resenha me deixou com medo… kkkk
    Estou com “Código Criatura” da autora na estante esperando a vez, depois que ler talvez me entusiasme mais por este.
    Bjkas!

    [Responder]

  • Gabriela Coutinho
    jul 12, 2011 @ 13:00

    eu já li a um tempo atras assassinato na biblioteca, mais sangue de lobo é o melhor livro q já li na vida. Muito bem escrito e com uma história q estimula minha imaginação ao extremo, eu mei-o *-*

    [Responder]

  • Adrielli Ribeiro da Costa
    set 19, 2011 @ 07:47

    Li o livro, e achei fantástica a história. Mas gostaria de saber se há um outro livro, ou mesmo uma continuação, já publicada.

    [Responder]

  • Raquel Alves
    mar 23, 2012 @ 15:39

    Eu vou tentar pegar o livro na biblioteca da escola(não ter dinheiro suficiente dá nisso,kkkk) mas só pelo o que vc disse aí,já me apaixonei e eu tbm não seria uma boa detetive!kkkkkkkk

    [Responder]

  • Marcelo Lopes
    abr 20, 2012 @ 20:48

    Eu li esse livro a mais ou menos 3 semanas, peguei na biblioteca da escola. A capa me chamou atenção, poucas pessoas na escola haviam lido. Mas quando comecei a ler me apaixonei pela história, não conseguia parar de ler, lia até no horário das aulas, esse livro é fantástico. Queria muito a continuação ou ver um filme dele. :)

    [Responder]

  • ester
    mai 05, 2012 @ 15:36

    o livro sangue de lobo é o máximo eu já´estou no capitulo 10 da segunda parte e nem por isso deixo de dizer que o livro é muito bom.

    [Responder]

* Campos obrigatórios.

- Para ter sua foto nos comentários, cadastre seu e-mail em Gravatar.
- Comentários com links serão editados, há um espaço apropriado para o seu link no formulário.