Um lugar para ficar por Deb Caletti
Um lugar para ficar da autora Deb Caletti é o lançamento de Julho da editora Novo Conceito e trata de um tema pouco explorado em livros jovem-adulto: namoro abusivo.
Clara é uma garota insegura como a maioria das adolescentes, mas assim que conhece Christian ela se transforma. Diferente das outras vezes ela toma a iniciativa e mergulha fundo no romance mais profundo que ela já viveu. Ela gosta muito dele e ele sente a mesma coisa por ela. Mas Clara percebe que ele vai ficando cada vez mais ciumento, mais questionador e controlador de suas atitudes. No começo ela apenas contorna a situação, mas como viver com alguém que você tem medo de compartilhar a sua vida e escolhe todas as frases cuidadosamente antes de dizê-las?
O livro alterna capítulos entre o passado (relacionamento da Clara com Christian) e o presente (a mudança de cidade durante o verão de Clara com o seu pai) e vamos conhecendo aos poucos o que ela viveu com Christian. Por mais que o que faz o rumo da história seja o namoro abusivo e o que isso provocou, outros dramas vão se desenvolvendo. O subtítulo do livro dá a real visão do que podemos ver em Um lugar para ficar: “Alguns segredos são forte o bastante para destruir você“. O manter segredos pode ser ainda mais catastrófico do que contar a verdade.
Deb Caletti escreve em primeira pessoa pela visão da Clara, então preparem-se para alguns draminhas. Me diverti bastante com o pai da Clara, ele é um escritor e faz os mais divertidos comentários sobre a vida. É realmente encantador. Uma pena que aos poucos ele vai perdendo essa “aura” divertida.
O livro é muito legal, com personagens interessantes. Tem uma narrativa leve e que você simplesmente devora o livro, mas não é algo que mexeu comigo. Achei que por ter um assunto forte, poderia tocar o leitor, como em A Lista Negra. Mas não me senti assim. A história é contada superficialmente, a autora poderia ter desenvolvido mais e nos impressionado, mas isso não aconteceu. Mesmo assim me diverti muito e dei três estrelas.
Porém, o que mais me desagradou e que se eu não estivesse gostando da história eu iria fechar e não terminar de ler tão cedo foi o seguinte:

Um “kkkkkkk” na fala de uma personagem. Pedi que alguém consultasse a versão original do livro e me disseram que estava escrito “Ha Ha”. Deveria soar como ironia, comum em vários livros. Mas um “Kkkkkk”? Por favor! Que coisa horrível! Odeio ler isso na internet e ainda sou obrigada a ler em um livro? Deu muita vontade de desistir de ler, mas como eu disse, eu estava gostando da história.
* Os links de compra deste post renderão ao blog uma comissão em caso de venda realizada.











